Finalmente saiu a possibilidade da reunião no CRP para os interessados nos cuidados com o indígena/ sensíveis à questão indígena. Será o primeiro encontro na história do Rio Grande do Sul, ainda informal. Por isso não abriremos o convite para muitas pessoas somente as de espaços mais próximos a nós, como é o caso de vocês aqui. Mais para frente pediremos que ajudem na divulgação de encontros futuros. Então se tiverem interesse, eis uma bela e seríssima causa. Que um primeiro trabalho de escuta ao índio comece a ser possível de ser construído! (mesmo que com muitos séculos de atraso) e com isso uma nova posição em relação a esses assuntos do inconsciente brasileiro possa ser constituída.
(Já temos o apoio da FUNAI)
Aqui está o convite de Bianca Stock, que já vem em uma pesquisa sobre o tema no campo da Psicologia social há anos.
Abrç,
Viviane
Olá
Caros colegas psicólogos e psicólogas deste pago riograndense sensíveis às questões indígenas,
Ótima notícia: o Conselho Regional de Psicologia acolheu a proposta de encontro informal de profissionais e estudantes de psicologia interessados nas questões indígenas.
Houve grande mobilização de todos depois do primeiro e-mail!
O encontro será em uma das reuniões da Comissão de Direitos Humanos do CRP 07, na data de 03 de julho, às 19h, na sede do CRP 07, Av. Protásio Alves, n° 2854 / 301.
Será uma oportunidade importantíssima e rica de trocarmos, levantarmos demandas e articularmos possíveis ações. Inclusive, se houver demanda, ventarmos a possibilidade da continuidade de espaços de discussão com as comundidades indígenas do Rio Grande do Sul com a psicologia, no decorrer contando com as lideranças, Agentes Indígenas de Saúde e profissionais de outras áreas. Transdisciplinarida
Tragam seus relatos, sugestões de livros e textos, questões... eu levo o chimarrão!
O convite é aberto a tod@s que possa interessar.
Combinado então? Quem precisar de pouso em Porto Alegre, fale comigo.
Grande abraço,
Txai
Bianca Stock
Cel: (51) 9331-8531
"Uma boa política é aquela que multiplica os possíveis".
Eduardo Viveiros de Castro - antropólogo
http://es.wikipedia.org/wiki/Banda_de_M%C3%B6bius
http://images.google.fr/images?hl=es&q=banda+de+moebius&um=1&ie=UTF-8&ei=1N3PSbbuI-Crtgem7ZHLCQ&sa=X&oi=image_result_group&resnum=4&ct=title
http://video.google.fr/videosearch?hl=es&q=banda+de+moebius&um=1&ie=UTF-8&ei=xt7PScObIISktgf5ldC_Bg&sa=X&oi=video_result_group&resnum=8&ct=title#
http://www.cidse.itcr.ac.cr/revistamate/HistoriaMatematica/HistoriaV6n2Set2005/index.html
para nuestros participantes del CPJ
http://cmjmedellin.blogspot.com/
http://www.cmjmedellin.org/
quedan todos invitados a inscribirse en el 57/3168255369, hasta la fecha 10 de abril, cuando ya estarán dispuestos los espacios.
para comenzar nuestros estudios en psicoanálisis, estableceremos pequeños grupos, con temáticas que poco a poco van ayudándonos a incursionar en las cosas del psicoanálisis.
comenzaremos por el estadio del espejo, qué les parece? y por ahí podremos irnos a través de nuestro texto guía.... hacia caminos insospechados.
de ustedes siempre,
margarita
Sigmund FREUD
CINQ LEÇONS SUR LA PSYCHANALYSE
Cinq leçons prononcées en 1904 à la Clark University, Worcester (Mass.), publiées originellement dans l’American Journal of Psychology en 1908.
Traduction de l’allemand par Yves Le Lay, 1921.
-----------------
este texto en francés, lo encuentra en la psiguiente url.
http://www.livrespourtous.com/e-books/detail/Cinq-lecons-sur-la-psychanalyse/onecat/0.html
está en diferentes formatos de modo que puede bajarlo según su gusto.